O projeto Jovens Empreendedores – Construir o futuro, nasce em 2012, promovido pela Associação Empresarial de Amarante e surge da necessidade de desenvolver competências de empreendedorismo e capacidade de resolução de problemas complexos, nos jovens.

Iniciativa empreendedora, trabalha com cinco Escolas de Ensino Secundário do concelho de Amarante e a Cercimarante – CRFP e visa fomentar nos alunos, professores e comunidades, o potencial empreendedor, conduzindo à mudança de atitude, ao contacto direto com conceitos empreendedores e ao desenvolvimento de novas competências sociais e pessoais.

O foco do programa é o desenvolvimento de competências empreendedoras, através de um sistema alternativo de educação não formal.

Ao longo de um ano letivo, com o propósito de ajudar os jovens a questionarem, de uma forma crítica e construtiva, a sua visão atual do mundo, são criadas um conjunto de ações.

Esta metodologia tem como valores centrais a cocriação, a colaboração, a criatividade e a responsabilidade por si próprio, pela equipa e pelo seu projeto (podendo ser este o seu projeto empresarial, de vida ou de carreira), de forma a promover a criação de dinâmicas inovadoras que o levem a encontrar as competências necessárias ao empreendedorismo.

Desta forma estaremos a auxiliar os jovens a enfrentarem desafios complexos, permitindo criar partilha, aprendizagem coletiva e individual e competências essenciais para criar impacto num mundo atual em constante evolução.

Acreditamos que os nossos jovens contribuirão para uma sociedade mais proactiva, participativa e socialmente equilibrada.