O projeto Jovens Empreendedores – Construir o futuro, nascido em 2012, promovido pela Associação Empresarial de Amarante, surge como resposta à identificação da falta de competências de empreendedorismo e comportamentais/transversais, assim como tecnológicas, dos jovens em idade escolar.
Durante 9 edições desenvolveu a sua ação no Concelho de Amarante, em Escolas com Ensino Secundário.
Em 2019 propôs-se alargar o território de atuação, chegando a mais três Municípios e ultrapassou a expectativa em 2021/2022 chegando a seis – Amarante, Baião, Celorico de Basto, Marco de Canaveses, Mondim de Basto e Resende.
Este projeto visa fomentar nos alunos, professores e comunidade envolvente o potencial empreendedor, conduzindo à mudança de atitude, ao contacto direto com conceitos empreendedores e ao desenvolvimento de novas competências pessoais, tecnológicas e sociais. Tudo isto através de um sistema alternativo de educação não formal que inclui um conjunto de ações estrategicamente pensadas, nomeadamente, workshops de capacitação e autoconhecimento, bootcamps, mentoria, entre outras, que culmina num Concurso de ideias de Negócios.
Assim, ao longo de um ano letivo temos como propósito ajudar os jovens a questionarem, de uma forma crítica e construtiva, a sua visão atual do mundo contribuindo para uma sociedade 5.0 – baseada na tecnologia e centrada na humanidade.
Esta metodologia tem como valores centrais a cocriação, a colaboração, a criatividade e a responsabilidade por si próprio, pela equipa e pelo seu projeto (podendo ser este o seu projeto empresarial, de vida ou de carreira), de forma a promover a criação de dinâmicas inovadoras que o levem a encontrar as competências necessárias ao empreendedorismo.
Desta forma estaremos a auxiliar os jovens a enfrentarem desafios complexos, permitindo criar partilha, aprendizagem coletiva e individual e competências essenciais para criar impacto num mundo atual em constante evolução e cada vez mais exigente.
Acreditamos, por isso, que este projeto ajuda a formar jovens mais preparados para uma sociedade mais proativa, participativa e socialmente equilibrada.